Cyberz Community
Seja muito bem-vindo ao nosso fórum. realize Login/Cadastro para acessar nosso chat entre outros recursos.


Cyberz Community
Seja muito bem-vindo ao nosso fórum. realize Login/Cadastro para acessar nosso chat entre outros recursos.

Cyberz Community
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cyberz CommunityEntrar

Comunidade de Estudos

Novos recursos foram adicionados a nova versão do fórum. Fique por dentro das novidades.
Ao divulgar nosso fórum você garante conquistas únicas e nos ajuda a crescer.

descriptionComo ser um hacker? EmptyComo ser um hacker?

more_horiz
Boa tarde devs, este tópico tem como objetivo ajudar todos que desejam começar na Cibersegurança, como profissional ou como eu, por puro hobbie Very Happy

Para começo de conversa: colocar uma mascára do Guy Fawkes na foto de perfil, rodar um scan de portas ou
chutar cachorro morto invadir um site do governo de uma cidade quase no fim do mundo não te faz hacker. Muitos sabem colar comandos no SQLMap, mas poucos, pouquíssimos sabem como a ferramenta funciona, como desenvolver uma ferramenta parecida ou mesmo como prosseguir ao encontrar uma aplicação que usa bancos não relacionais.

Dito isso e você que não fechou o tópico, que provavelmente está em busca de algo sério e que entendeu que conhecimento base em ciência da computação é primordial, vamos ao que importa. Você deverá começar então pelo que os descritos acima tanto temem: o começo!  affraid Você precisa começar aprendendo os fundamentos da IT. Aqui, tento criar uma checklist dos tópicos mais importantes que você precisa aprender para ser um dito hacker:

Redes

É unânime: essa é a maior fatia do bolo. O hacker precisa ser um exímio entendedor das redes de computadores.

Recomendação:

  Comece aprendendo sobre os principais padrões (OSI e TCP/IP)
  Depois, aprenda o básico sobre cada camada:

    Camada física: Cabos, routers, modens, tipos de redes e topologias.
    Camada de internet: Protocolo IPv4, IPv6 e como são organizados e atribuídos
    Camada de Transporte: TCP, UDP, RTP.
    Camada de Aplicação: HTTP, SSH, SMTP, RDP, IRC e outros protocolos.


Sistemas Operacionais

Essa é outra habilidade muito requisitada no meio. Saiba como um computador funciona! Faça ele deixar de ser uma abstração ou um truque de mágica e entende o básico de como essa máquina complexa opera!

Os sistemas operacionais são os sistemas mais complexos dos mundos, ao aprender sobre eles, você vai entender conceitos que poderá usar nos seus próprios programas.

Recomendação:
  Computational thinking;

  Aprenda sobre o funcionamento dos principais SOs e quais são suas estruturas básicas;
  Memória e sua utilização;
  Processamento, threads;
  Kernel;
  Como funciona o processo de compilação;
  Básico de linguagem Assembly.

Programação

Sim, é preciso programar, se alguém te disse o contrário, mentiu! A programação é o meio pelo qual você poderá aplicar a maiora das suas ideias.
Caso não programe, seu conhecimento prático será limitado, você não terá liberdade de explorar seus conhecimentos e estará preso a ferramentas desenvolvidas por terceiros.

Recomendação:
  Linguagem C: traz controle, interações mais próximas do sistema operacional e do hardware, te ensina a programar pensando em performance.
  Linguagens de script: muito resultado em pouco tempo de trabalho, linguagens como Python ou Perl.

Obviamente, nem todo programador, profissional de redes ou desenvolvedor de kernels é um hacker. Segurança ofensiva é sobre encontrar e explorar vulnerabilidades. Portanto, na sua jornada, não se esqueça o porquê de seus estudos, não deixe de estudar sobre WAF/IDS/IPS ao estudar redes ou sobre buffer overflow ao explorar o funcionamento memória e assim por diante.

Alguns tópicos que também poderão ser úteis:
  Aplicações web atuais (talvez aprender PHP ou Js)
  Banco de dados
  Criptografia
  Inglês (essencial)
  Engenharia social
  Computação forense
  Engenharia reversa
  Desenvolvimento mobile (talvez Java ou Kotlin)

Caso pretenda trabalhar na área, eu também incluiria dar uma olhada na ISO 27000:2018, especificação que rege a segurança da informação.

Deixo aberto para todos acrescentarem suas opiniões e ressalvas, perdooem-me por qualquer erro. Desejo a todos excelentes estudos, bora evoluir juntos! Smile

Vale, bonam fortunam
Prodiggy

descriptionComo ser um hacker? EmptyRe: Como ser um hacker?

more_horiz
Ótimo tópico. E acho interessante eu ressaltar para os iniciante uma coisa; Não é apenas isso que forma um dito "HACKER", na verdade isso é apenas a base fundamental para você começar seu caminho no ramo da segurança seja profissional ou por diversão (tipo ctfs). Nós, seja eu ou Prodiggy ou qualquer outro, não podemos dar o caminho completo e nem os passos para ser um bom "Hacker", por não existir esse caminho. Só podemos dar os conselhos e o "caminho" para estudar os conteúdos fundamentais (e mais importantes), para então você compreender o que precisa, e a partir dai, você vai conseguir se aprofundar.

Algo que posso contribuir também além da minha visão acima, é outras dicas importantes sobre o Hacking/Pentest; Estudar falhas/vulnerabilidades. 

Sim, eu sei que muitos acham que isso é algo que vem com os cursos de pentest, mas não. Você aprende apenas as vulnerabilidades mais conhecidas e algumas com ferramentas bem complexas para facilitar. Existe diversas vulnerabilidades pouco conhecidas ou abordadas em cursos, e por isso deve buscar estudar elas a parte.


Uma ultima observação: Não é ferramenta, nem falhas que forma um "Hacker" (Na verdade essa palavra nem significa isto realmente). Os grandes nomes de "Hackers", assim como os responsáveis por conhecermos estas falhas, fizeram estes grandes feitos na maioria dos casos apenas tendo conhecimento sobre o que chamamos hoje de "base fundamental" que é; Redes, hardware, programação, web e sistema operacionais. Por isso, nunca se preocupe tanto com estudar com cursos de pentest ou em aprender a usar uma ferramenta (embora não deve ser ignorado), mas se preocupe em compreender o que de fato acontece por trás dos panos e o motivo de existir o mesmo.

Última edição por zDragonSK em Sex Dez 25, 2020 7:04 am, editado 1 vez(es)

descriptionComo ser um hacker? EmptyRe: Como ser um hacker?

more_horiz
Eu acho interessante falar que, concordo plenamente com ambos acima e devo apenas aderir uma dica minha:
Se preocupe mais em entender "como" e "por qual razão" quando for estudar sobre algo, é assim que vai aprender a entender o conceito de como realmente funciona as coisas e vai ter sucesso ao encontrar e explorar novas falhas.

descriptionComo ser um hacker? EmptyRe: Como ser um hacker?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder